sexta-feira, 11 de julho de 2014

Segmentos de Clientes

 Você conhece o seu Cliente?


Se você já tem um negócio  ou pretende começar, iniciarei este post lhe fazendo uma pergunta. Você conhece verdadeiramente o seu cliente? Já sei! Você vai me dizer que o seu cliente pertence a uma determinada classe social, nível de renda, idade etc... acertei? Esses são critérios demográficos e psicográficos que se fazem necessários, mas isso é saber muito pouco do seu cliente, você precisa saber mais, estar mais próximo dele, saber das suas vontades, seus anseios, sonhos, necessidades, sua personalidade, impulsos, você precisa saber quais os critérios usados na hora de suas escolhas.


A moda como todos já sabemos, é cíclica, tendências vem e vão à todo momento, não dá pra segurar, não dá para competir com as grandes grifes ou até mesmo as lojas de departamentos. À cada dia que passa a concorrência é e se tornará cada vez mais desleal com as empresas de pequeno e médio porte, então, vamos parar de ficar dando murro em ponta de faca e começar a pensar em um nincho de mercado, vamos segmentar para acertar.


Ninchos de mercado são pequenos grupos de pessoas que possuem os mesmos ou semelhantes hábitos, gostos e motivações na hora da compra, assim, você estará tendo um diálogo direto com seu cliente mas, cuidado! Já existem muitas empresas conversando da mesma forma com os seus clientes e já faz um tempinho, então, fica a dica: saiba o máximo que puder do seu cliente-alvo, assim, você pisará em solo seguro e bastante fértil mas, tem que ousar, abuse da criatividade. É preciso segmentar para acertar.



Pesquisando sobre o assunto encontrei um outro blog bem legal do César F. Fois, que traz o Mapa da Empatia baseado no livro (Business Model Generation), uma ferramenta maravilhosa para você conhecer profundamente o seu cliente.

Vale muito à pena conferir.

http://canvabrasil.blogspot.com.br/2012/04/mapa-da-empatia.html



Vamos lá pessoal! segmentar para acertar.
 Lilli Trindade

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