Você conhece o seu Cliente?
Se
você já tem um negócio ou pretende
começar, iniciarei este post lhe fazendo uma pergunta. Você conhece
verdadeiramente o seu cliente? Já sei! Você vai me dizer que o seu cliente
pertence a uma determinada classe social, nível de renda, idade etc...
acertei? Esses são critérios demográficos e psicográficos que se fazem
necessários, mas isso é saber muito pouco do seu cliente, você precisa saber
mais, estar mais próximo dele, saber das suas vontades, seus anseios, sonhos,
necessidades, sua personalidade, impulsos, você precisa saber quais os
critérios usados na hora de suas escolhas.
A moda como todos já
sabemos, é cíclica, tendências vem e vão à todo momento, não dá pra segurar,
não dá para competir com as grandes grifes ou até mesmo as lojas de
departamentos. À cada dia que passa a concorrência é e se tornará cada vez mais
desleal com as empresas de pequeno e médio porte, então, vamos parar de ficar
dando murro em ponta de faca e começar a pensar em um nincho de mercado, vamos
segmentar para acertar.
Ninchos de mercado são
pequenos grupos de pessoas que possuem os mesmos ou semelhantes hábitos, gostos
e motivações na hora da compra, assim, você estará tendo um diálogo direto com
seu cliente mas, cuidado! Já existem muitas empresas conversando da mesma forma
com os seus clientes e já faz um tempinho, então, fica a dica: saiba o máximo
que puder do seu cliente-alvo, assim, você pisará em solo seguro e bastante
fértil mas, tem que ousar, abuse da criatividade. É preciso segmentar para
acertar.
Pesquisando sobre o assunto encontrei um outro blog bem legal do César F. Fois, que traz o Mapa da Empatia baseado no livro (Business Model Generation), uma ferramenta maravilhosa para você conhecer profundamente o seu cliente.
Vale muito à pena conferir.
Vamos lá pessoal! segmentar para acertar.
Lilli Trindade
Lilli Trindade
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