Para a
abertura de um novo empreendimento, é necessário mais que vontade: é preciso
ter a percepção da oportunidade de negócio, ou seja, identificar ‘se existe
alguém querendo comprar, precisa de alguém para vender’.
Pois na essência, uma atividade empresarial é a ação de vender e lucrar.
Se for comprovada a possibilidade de vender os serviços e produtos idealizados
e de lucrar, então foi encontrada uma oportunidade de negócio. Mas não basta
somente vender ou prestar um bom serviço.
O que realmente é determinante em uma boa oportunidade de negócio é a
qualidade de lucro que pode resultar de uma ótima operação, não serve qualquer
lucro. Mas somente um montante que compense,
que supere em ganhos o que poderia ser obtido em outros negócios e
investimentos.
Ter sucesso como empresário depende também de consciência anterior de
que o lucro não vem por acaso. E que precisa ser conseguido todos os dias, em
cada venda ou serviço prestado. Para isto precisa ser desejado, precisa ser
perseguido. É preciso saber qual o volume de lucro que se deseja alcançar, e o
que precisa ser feito para conseguir este objetivo. Se não souber o lucro que
precisa ser gerado e qual lucro que servirá. Se não forem determinadas metas de
serviços e vendas para guiarem a operação, qualquer volume de receita servirá,
mesmo que não produza lucro. Se não tiver clareza dos níveis de custos que a
empresa pode operar para gerar resultados positivos, os custos ficarão
incontroláveis e os resultados serão negativos. Os negócios que deram certo
tinham no comando gestores que sabiam e praticavam planejamento que definia o
caminho a seguir.
O grande segredo é agir rápido, começando a
planejar o futuro de sua empresa agora mesmo. O planejamento deve ser calcado
em informações que o ajudem a encontrar a adequação do negócio com a capacidade
de instinto e com mais chance de chegar ao século XXI forte e competitivo, pois
a empresa competitiva será aquela adaptativa e reagente ao meio ambiente.
Ainda hoje, consideram-se
características do empreendedor a capacidade
de assumir riscos e de ser uma pessoa inovadora, que tem necessidade de
realização pessoal, uma elevada capacidade de trabalho, é otimista e confiante
em si próprio. As motivações para tornar-se um empreendedor advêm de fatores de
ordem pessoal, sócio-profissional e econômica. A conjugação desses três fatores
traz à tona três grandes motivações: o desejo de autonomia, desejo de
realização pessoal, e o desejo de status e poder. Essas motivações influenciam
diretamente as estratégias e as políticas de abertura ou de crescimento de uma
empresa. Antes de começar um negócio próprio, o primeiro passo é identificar os
motivos que o levam a tomar essa decisão.
Está englobado neste mercado, o
conhecimento quanto a : potenciais clientes – motivações para compra, volume e
freqüência de compra; mix de produtos e serviços – quais os produtos e serviços
que serão oferecidos de acordo a demanda dos clientes; concorrentes . Saber
quais seus pontos fracos e fortes; fornecedores – quem vai fornecer seu
produto, insumo e serviços, além de seu preço, volume de compra e prazo de
entrega.
E pra você, que pensa em
trabalhar com vendas, dá uma pesquisada na ‘’Bíblia do vendedor” e anota todas
as dicas:
Bom, acho que essa é uma boa introdução para nortear a toda
e qualquer pessoa que tem a idéia de abrir um negócio! E aí? Vamos começar esse
planejamento?
Beijos e sucesso,
Bruna Rezende.
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