Em algum momento das nossas vidas cada um de nós já ouviu
alguma das duas frases:
“O cliente é a alma do negócio”
“O cliente sempre tem razão”
E, como clientes, sempre achamos
isso o máximo! Mas, como empreendedores, precisamos aprender a estar do outro
lado da história.
Os motivos por eles serem SIM a
cereja do bolo do empreendedorismo, são vários, e lógicos:
- Sem o cliente, nosso produto
não gira;
- Sem o produto girar, não tem
fluxo de caixa;
- Sem fluxo de caixa, não pagamos
as contas;
- Sem pagarmos as contas, o
negócio quebra, e tchau tchau!
OK! Essa foi uma análise rápida e
rígida, mas verdadeira! POR OUTRO LADO, lidar com cliente é lidar com gente, e
gente, como muitos dizem, ‘gente é bicho complicado’, e nenhum de nós podemos
discordar. Raças, crenças, culturas, costumes, criação.. tudo isso são fatores
únicos e exclusivos de cada ser humano, que varia entre TODAS as criaturas que
vivem nesse mundo. E agradar a todos, é tarefa árdua, pra não dizer impossível.
Vou listar abaixo 5 ‘’dicas’’,
que variam de conselhos para lidar com o cliente, e certezas que se deve
carregar enquanto empreendedor:
11)
As
empresas precisam ser flexíveis:
O consumo está em constante
mudança, o cliente muda diariamente, e os canais de consumo irão mudar. Os
novos costumes de compra estão, a cada dia mais, tomando conta da população, e
as pessoas se encantam sempre mais com os processos de compra nos quais
participam de todos os processos (escolha, pagamento, recebimento do
produto..). Não se acredita na morte dos canais tradicionais, que são as lojas
físicas, mas, para que continuem vivas e com todo o vigor, é necessário ser
flexível e ir se adaptando às novidades que surgem diariamente no mercado. Tecnologia,
atendimento de qualidade, atendimento personalizado, mimos, preocupação com o
pós venda... são inúmeras as ferramentas, basta escolher aquela que melhor se
adapta ao seu negócio.
22)
Mude
o foco: do produto para o cliente:
As empresas devem se conscientizar
que não mais o produto deve ‘mandar’ naquilo que a loja oferece ou não aos seus
clientes, mas sim, as REAIS necessidades do cliente devem servir como norte
para os produtos que estarão disponíveis. É simples: PRIMEIRO, ENTENDER
REALMENTE A NECESSIDADE DO CLIENTE, para só então pensar no produto.
33)
Aprenda
a ouvir o cliente:
O cliente quer e precisa ser
ouvido. Pesquisas constantes envolvendo TODOS os aspectos do seu negócio
(atendimento, produto, preço, qualidade, ponto de venda, limpeza, mimos, condições
de pagamento, identidade visual..) devem ser realizadas. Entender TUDO o que o
cliente pensa sobre o seu negócio é ponto fundamental, pois são as opiniões
dele que deve direcionar possíveis mudanças e avanços.
44)
Tenha
paciência:
Tentar entender os motivos que
justificam o comportamento do cliente é fundamental para um tratamento
adequado, que possa contornar todo e qualquer contratempo que possa surgir. Ser
flexível nas negociações, cordial, oferecer serviços gratuitos (que sejam
estacionamento, ajuste de peças, conserto de possíveis defeitos), fazer com que
o cliente se sinta em casa, estar sempre à disposição, ser de fácil acesso...
tudo isso são pequena questões, que podem fazer a diferença na fidelização do
cliente.
55)
Faça
um bom trabalho de pós venda:
Entrar em contato com o cliente
para saber como foi a repercussão do produto adquirido é uma ótima e simples
ferramenta para estreitar laços. SEMPRE dê atenção ao seu cliente após a venda
ser concluída. É isso que fará com que ele se lembre da sua empresa primeiro
quando precisar de outros serviços.
Bom, gente! Acho que mais do que
isso, só com o dia a dia da empresa, e o conhecimento profundo do cliente! E, É
CLARO, ESTUDANDO sobre o assunto! Acessem o link abaixo, e tenham conhecimento
do livro TODO dedicado ao relacionamento com o cliente:
E não esqueçam, estou aqui para o
que precisarem!
Sucesso a todos nós,
Bruna Rezende.
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