quinta-feira, 10 de julho de 2014

O ponto chave: seus clientes!



Em algum momento das nossas vidas cada um de nós já ouviu alguma das duas frases:
“O cliente é a alma do negócio”
“O cliente sempre tem razão”

E, como clientes, sempre achamos isso o máximo! Mas, como empreendedores, precisamos aprender a estar do outro lado da história.

Os motivos por eles serem SIM a cereja do bolo do empreendedorismo, são vários, e lógicos:
- Sem o cliente, nosso produto não gira;
- Sem o produto girar, não tem fluxo de caixa;
- Sem fluxo de caixa, não pagamos as contas;
- Sem pagarmos as contas, o negócio quebra, e tchau tchau!

OK! Essa foi uma análise rápida e rígida, mas verdadeira! POR OUTRO LADO, lidar com cliente é lidar com gente, e gente, como muitos dizem, ‘gente é bicho complicado’, e nenhum de nós podemos discordar. Raças, crenças, culturas, costumes, criação.. tudo isso são fatores únicos e exclusivos de cada ser humano, que varia entre TODAS as criaturas que vivem nesse mundo. E agradar a todos, é tarefa árdua, pra não dizer impossível.

Vou listar abaixo 5 ‘’dicas’’, que variam de conselhos para lidar com o cliente, e certezas que se deve carregar enquanto empreendedor:

11)      As empresas precisam ser flexíveis:
O consumo está em constante mudança, o cliente muda diariamente, e os canais de consumo irão mudar. Os novos costumes de compra estão, a cada dia mais, tomando conta da população, e as pessoas se encantam sempre mais com os processos de compra nos quais participam de todos os processos (escolha, pagamento, recebimento do produto..). Não se acredita na morte dos canais tradicionais, que são as lojas físicas, mas, para que continuem vivas e com todo o vigor, é necessário ser flexível e ir se adaptando às novidades que surgem diariamente no mercado. Tecnologia, atendimento de qualidade, atendimento personalizado, mimos, preocupação com o pós venda... são inúmeras as ferramentas, basta escolher aquela que melhor se adapta ao seu negócio.

22)      Mude o foco: do produto para o cliente:
As empresas devem se conscientizar que não mais o produto deve ‘mandar’ naquilo que a loja oferece ou não aos seus clientes, mas sim, as REAIS necessidades do cliente devem servir como norte para os produtos que estarão disponíveis. É simples: PRIMEIRO, ENTENDER REALMENTE A NECESSIDADE DO CLIENTE, para só então pensar no produto.

33)      Aprenda a ouvir o cliente:
O cliente quer e precisa ser ouvido. Pesquisas constantes envolvendo TODOS os aspectos do seu negócio (atendimento, produto, preço, qualidade, ponto de venda, limpeza, mimos, condições de pagamento, identidade visual..) devem ser realizadas. Entender TUDO o que o cliente pensa sobre o seu negócio é ponto fundamental, pois são as opiniões dele que deve direcionar possíveis mudanças e avanços.

44)      Tenha paciência:
Tentar entender os motivos que justificam o comportamento do cliente é fundamental para um tratamento adequado, que possa contornar todo e qualquer contratempo que possa surgir. Ser flexível nas negociações, cordial, oferecer serviços gratuitos (que sejam estacionamento, ajuste de peças, conserto de possíveis defeitos), fazer com que o cliente se sinta em casa, estar sempre à disposição, ser de fácil acesso... tudo isso são pequena questões, que podem fazer a diferença na fidelização do cliente.

55)      Faça um bom trabalho de pós venda:
Entrar em contato com o cliente para saber como foi a repercussão do produto adquirido é uma ótima e simples ferramenta para estreitar laços. SEMPRE dê atenção ao seu cliente após a venda ser concluída. É isso que fará com que ele se lembre da sua empresa primeiro quando precisar de outros serviços.

Bom, gente! Acho que mais do que isso, só com o dia a dia da empresa, e o conhecimento profundo do cliente! E, É CLARO, ESTUDANDO sobre o assunto! Acessem o link abaixo, e tenham conhecimento do livro TODO dedicado ao relacionamento com o cliente:


E não esqueçam, estou aqui para o que precisarem!

Sucesso a todos nós,

Bruna Rezende.

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